JUVENTUDE PIONEIRA
Na frente do Palácio do Campo das Princesas, no Bairro do Recife, do dia 31 de outubro, às 17h, foi realizado, junto aos jovens de Pernambuco, o projeto Pernambuco Antenado, que tem a parceria do Governo do Estado com várias escolas municipais e estaduais. O estado junto à sua juventude é pioneiro nesse tipo de projeto. O evento não teve ligação direta com a CUFA PE, mas tudo que envolve a periferia e a juventude interessa a nós.
"É a primeira vez que estou em Recife, este evento serviu para buscar conhecimentos das atitudes dos Governantes, como Eduardo Campos, que apóiam o Pernambuco Antenado. Mostrando que o poder público está realmente preocupado em fazer políticas públicas para dar incentivos a nós jovens”, diz Elcione Silviena, 18 anos, que faz parte do projeto de comunicação do CREA da cidade de Glória do Goitá.
A proposta maior é atender aos moradores das periferias e principalmente do interior, para terem a consciência que eles têm vez, quando se trata de projetos culturais e educacionais. A assinatura desse projeto, para Pernambuco, é mais uma conquista da juventude pernambucana, que tem, agora, uma visão de que sua qualidade de vida está mudando para melhor. Agora eles têm um acesso à educação de qualidade, qualificação profissional e tem o poder de construir o seu próprio futuro ainda melhor.
A população das periferias e do interior não tem quase nenhum acesso às novas tecnologias. Precisa haver um nivelamento entre elas e a chamada sociedade informatizada. “Nós estamos avançando. Chegaremos a dezembro com todas as nossas escolas com internet banda larga, para difundir nas periferias e centros urbanos o nosso plano de inclusão digital, que através do nosso portal será feito esse diálogo entre a juventude e os governos, expressando suas inquietações, reivindicações e seus sonhos”, afirma o Governador do estado, Eduardo Campos.
“Pernambuco Antenado é exatamente o evento que sancionou a lei para dez anos que é o plano estadual de juventude e sancionou a lei do primeiro conselho deliberativo de juventude do Brasil”, explica o secretario estadual da juventude, Pedro Mendes.
Após o evento, ás 19h, aconteceu na Praça do Arsenal, na frente da Torre Malakoff, no bairro do Recife Antigo, um show com Dj Dolores, Isaar e a banda Eddie. A escolha dessas bandas não foi à toa, elas são contemporâneas que a juventude pernambucana tem uma boa relação com os movimentos que elas representam, como o movimento mangue beat, e principalmente, foram escolhidas pelos jovens.
Por Thiago Gouveia, coordenador de comunicação CUFA PE.
créditos das fotos: fotógrafa Renata Léa. Foto do evento, Foto Governador Eduardo Campos, Secretário da Juventude Pedro Mendes.